INCONTINÊNCIA URINÁRIA

Incontinência Urinária no homem

A perda involuntária de urina após a retirada da próstata pode ser tratada por meio do esfíncter urinário artificial e do sling urinário. Dr. Sacomani é um dos médicos que mais realiza a cirurgia de esfíncter artificial no Brasil. 

Esfíncter urinário artificial

É um dispositivo implantado cirurgicamente que simula a função do esfíncter natural — o músculo responsável por segurar a urina dentro da bexiga. Ele permite ao paciente controlar voluntariamente a micção.

É indicado para casos de incontinência urinária de moderada a severa. É importante a escolha de um cirurgião experiente para o sucesso do procedimento que é delicado.

O dispositivo é ligado cerca de 6 a 8 semanas após a cirurgia, pois é importante aguardar a cicatrização completa.

Sling urinário masculino

O sling urinário masculino é uma opção cirúrgica menos invasiva que o esfíncter urinário artificial, indicado para tratar a incontinência urinária de esforço leve a moderada em homens — especialmente após cirurgias como a prostatectomia radical.

O sling é uma faixa de material sintético implantado embaixo da uretra. Sua função é reposicionar e comprimir levemente a uretra bulbar, ajudando a fechar o canal urinário e reduzir ou eliminar os escapes de urina, principalmente durante esforço (como tossir, espirrar, levantar peso).

Fisioterapia

É a primeira opção de tratamento após a cirurgia de prostatectomia radical. Seu objetivo é fortalecer os músculos do assoalho pélvico, que têm papel central no controle da micção.

É administrado por fisioterapeuta especializada no assoalho pélvico.

Na fisioterapia, há a orientação postural e respiratória, que influencia na pressão intra-abdominal.

Entre as técnicas empregadas estão exercícios de kegel, biofeedback e eletroestimulação funcional

Veja o vídeo do Dr. Carlos Sacomani sobre a incontinência urinária masculina

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?