CATEGORIAS
A incontinência urinária é caracterizada pela perda involuntária da urina pela uretra, e apesar de acometer ambos os sexos, costuma ser mais frequente em mulheres. Trata-se de uma condição que além dos efeitos físicos, pode afetar psicologicamente seus portadores, interferindo na sua qualidade de vida e bem-estar.
Esse distúrbio pode ainda ser dividido entre incontinência mista, de esforço ou de urgência – apresentando sinais divergentes. O diagnóstico, portanto, é realizado por um especialista, através de anamnese e exames complementares.
Geralmente, o tratamento da incontinência urinária de urgência é fisioterápico e farmacológico, onde é recomendado o uso contínuo de vários fármacos com substâncias anticolinérgicas que previnem a contração vesical. Por outro lado, a incontinência urinária por esforço é tratada por intervenção cirúrgica.
Algumas medidas de prevenção contra a incontinência urinária incluem evitar a obesidade e o sedentarismo, bem como, praticar exercícios fisioterápicos para fortalecer o assoalho pélvico e controlar o ganho de peso durante a gravidez.
Para identificar a causa e tipo de perda urinária, o urologista deve ser consultado.
CATEGORIAS