A infertilidade é considerada quando um casal apresenta a incapacidade de gestação após, no mínimo, 2 anos de relações seuxais sem o uso de nenhum tipo de método contraceptivo.
Cerca de 15% dos casais são inférteis, onde o fator masculino contribui para 30% dos casos, mesma porcentagem do fator feminino, enquanto a combinação de ambos contribui para 40%.
A infertilidade pode ser dividida em dois casos: primária e secundária. No caso da primária, nunca existiu uma gestação, enquanto na secundária existiu uma gestação com ou sem sucesso. A infertilidade pode ser causada por diversos fatores como traumatismos, varicocele, orquites virais, torção do cordão espermático, enfermidades crônicas, etc.
O tratamento da infertilidade está totalmente ligado à sua causa, com um procedimento específico para cada quadro e paciente apresentado. Muitas vezes são empregadas técnicas de reprodução assistida.
Apesar de uma porcentagem considerável dos casos de infertilidade terem origem genética, existem algumas medidas que podem ajudar a prevenir essa adversidade.
Ter uma alimentação saudável é imprescindível para a regulagem da saúde, bem como praticar exercícios físicos e evitar o tabagismo. As doenças sexualmente transmissíveis também podem ter efeito sobre a infertilidade, e por isso é importante praticar sexo seguro com o uso de preservativos.