A Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP) é o crescimento benigno da próstata, que acomete 15 a 20% dos homens após os 45 anos.
O tratamento pode se iniciar com medicamentos que visam dilatar o canal urinário e/ou reduzir o tamanho da próstata. Em algumas situações, remédios que controlam o funcionamento da bexiga também podem ser associados. Contudo, na falha da terapia medicamentosa, intervenção cirúrgica pode ser indicada.
A mais comum é a ressecção transuretral da próstata em que se retira parte do órgão por meio de endoscopia, através do canal urinário. Esse procedimento tem mais de 40 anos, porém novos dispositivos (entre eles, o bisturi bipolar de alta potência) o tem tornado mais eficaz e seguro. Além disso, alguns tipos de laser como o Greenlight (“laser verde”) e o Holmium têm demonstrado bons resultados no tratamento da HBP.
Nas próstatas muito grandes, com mais de 100 gramas, cirurgia aberta pode ser necessária. Contudo, mais recentemente, a cirurgia robótica, também, se mostrou factível nesses casos.